Doutrina

Home / Quem Somos / Doutrina

Doutrina da igreja Católica Ortodoxa (Carismática)

Somos uma igreja de cristãos-católicos e ortodoxos, unidos no amor de Cristo, que se propõe a vivenciar o evangelho na simplicidade, como Jesus viveu e ensinou. somos uma igreja ecumênica, por sentirmos parte da grande igreja, fundada por nosso senhor Jesus Cristo, na cidade de jerusalém, no ano (30) da era cristã. somos uma igreja que interpreta os textos bíblicos com a razão, levando em conta o contexto da época, a tradição e os ensinamentos do evangelho, na linguagem de hoje.

A finalidade da Igreja Católica Ortodoxa, é proclamar o evangelho de nosso senhor Jesus Cristo, na cadeia de sucessões da ortodoxia, na igreja una, santa, católica e apostólica de Jesus Cristo, porém se renovando na fé e nos carismas, podendo expandir-se pelo território brasileiro, organizando igrejas e comunidades filiadas a mesma em cidades, vilas, fazendas, sítios e outras, tendo por regra de fé a bíblia sagrada.

São considerados membros (fiéis), da Igreja Católica Ortodoxa, todas as pessoas que professarem pública e com sinceridade, crer em Jesus Cristo, sob a fé dos  apóstolos, a obedecer uma vida de unidade na doutrina das leis de Deus, em comunhão e obediência a seus cânones pastores no episcopado e ao presbitério da hierarquia, divinamente instituído na prática dos sacramentos, e nos termos de nosso direito canônico.

A Igreja Católica Ortodoxa, é originária da ortodoxa oriental e romana (ocidental). celebra tanto no rito próprio, como algumas pequenas partes dos ritos e costumes ortodoxos ao mesmo tempo, um pouco do rito latino e algumas tradições romana. não julgamos tais ritos ou costumes, propriedade de nenhuma igreja, pois tudo procede de Deus, por inspiração de sua divindade a biblia.

A Igreja Católica Ortodoxa, adota os princípios doutrinários contidos na sua declaração de fé, como fiél interpretação das sagradas escrituras, composta do velho e do novo testamento. A Igreja Católica Ortodoxa, se declara santa, porque o seu alvo, isto é, a salvação, a redenção é santa, a sua doutrina é divina, emanada do santo evangelho e da santa tradição; os fiéis são exemplo em caráter de santidade, além de serem exemplo de fé, amor, confraternização e virtude.

A Igreja Católica Ortodoxa Carismática:

a) é católica porque sua missão é ilimitada por força dos tempos, espaços, marcos e raças. sua fé é universal segundo mandato do senhor: ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura (mc. 16:15).

b) é ortodoxa porque tem como seu único fundador e chefe Jesus Cristo, que derramou seu próprio sangue por todos os homens, como fundamento de fé para toda a humanidade; ela é a pedra principal.

c) é carismática porque se renovou verdadeiramente nos carismas dos  apóstolos em Jesus Cristo (igreja apostólica), nos ensinamentos que recebera do senhor, resguardando dos infiltramentos das heresias, dos dogmas anarquistas no que se refere ao princípio da sã doutrina.